Banda Torroselense Estrela D´Alva - Banda Filarmónica
Ana Lucas
Flauta

Mestrado Ensino da Música

Iniciou os seus estudos musicais na Filarmónica Recreativa Carvalhense, em 2008, em flauta transversal, com o Maestro João Bouceiro.
Em 2008 ingressa na EPABI - Escola Profissional de Artes da Covilhã, em Flauta Transversal, no curso profissional Básico de Instrumento, tendo concluído o mesmo no ano letivo de 2010/2011.
No ano de 2011 inicia o Curso de Instrumentista de Sopros e Percussão na mesma instituição de ensino, tendo concluído o referido curso no ano letivo de 2013/2014, obtendo a certificação académica do 12º ano de escolaridade e a certificação profissional de Instrumentista.
Em 2015 ingressa na Universidade de Évora no Curso de Música, vertente de Flauta Transversal na Classe da Professora Dra. Monika Streitová. Em 2018, ingressa no Mestrado em Ensino Vocacional de Música nesta mesma instituição, finalizando-o em Fevereiro de
2021, obtendo o Grau de Mestre.
Em Maio de 2022 começa a fazer parte da Banda Torroselense Estrela DAlva em primeira flauta.
Leciona Flauta Transversal desde o ano de 2018 na Escola Profissional de Artes da Covilhã (EPABI), Formação Musical na escola de Música da Banda Filarmónica Recreativa Carvalhense e desde 2021, Expressão Musical e Dramática no Agrupamento de Escolas a Lã e a Neve.
Em 2022 começa a lecionar formação musical na Associação Cultural da Beira Interior, dando aulas de iniciação/primeiros sons a crianças com idade compreendida entre os 4 e 6 anos. Em 2022, começou ainda a dar aulas privadas de flauta transversal a crianças a partir dos 6 anos.
Atualmente continua a apostar na sua formação, tendo aulas de flauta
transversal com o Professor Vasco Gouveia.

Já participou em alguns Concursos de Flauta Transversal a nível Nacional e Internacional tendo obtido os seguintes prémios:
- 2º Lugar em ExAequo Concurso Interno da Escola Profissional deArtes da Covilhã (2013);
-1º Lugar em Ex Aequo no Concurso Interno da Escola Profissional de Artes da Covilhã (2014);
- Menção honrosa no Concurso Nacional de Sopros Clarinete e Flauta " Sons de Cabral" (2017);
- 1º Prémio no Concurso Nacional de Sopros Clarinete e Flauta " Sons de Cabral" (2018)
- 3º Prémio no "Birmingham International Music Competition" na Categoria Profissional (2022);
- 4º Prémio no "London Classical Music Competition" na Categoria Profissional (2023).

Durante o seu percurso tem investido na sua formação técnica e artística. Participou em
diversas masterclasses de Flauta Transversal e tem integrado várias orquestras.
A 14 de Maio toca a solo com a Orquestra de Sopros da Universidade de Évora, a “Fantasie Brillante sur Carmen” do compositor François Borne, dirigido pelo maestro Yan Mikirtumov.
Em Novembro de 2018 é convidada a tocar a solo Piccolo, pelo maestro Yan Mikirtumov e a estrear uma obra de um compositor Brasileiro com a Orquestra da Universidade de Évora em Maio de 2019.
Em Julho de 2022, toca a solo com a Orquestra de Sopros e Percussão da Escola Profissional de Artes da Covilhã, dirigida pelo maestro Fernando Marinho.
Foi convidada nos anos de 2018, 2019 e 2022 a ser professora orientadora da classe de flauta transversal, nos estágios de Orquestra de Sopros e Percussão realizados na Ilha do Pico, Açores, pela escola Municipal das Lages do Pico.